Cirurgia Vascular

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

A cirurgia vascular atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos. O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional - cirurgia através de incisões - ou por dentro dos vasos - cirurgia endovascular.

O sistema circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos e sua função essencial é realizar a circulação sanguínea. Esse sistema é responsável pelo transporte de sangue e linfa e pode ser dividido de duas formas: circulação sanguínea e linfática. A circulação sanguínea é feita pelo coração, abastecendo vasos e veias e, ainda na circulação sanguínea, pode-se verificar a circulação pulmonar e sistêmica.

Artérias: têm as paredes mais grossas que as veias e, por isso, suportam melhor a pressão do sangue. Elas transportam o sangue com oxigênio e nutrientes do coração para todo o organismo.

Veias: são tubos com paredes finas e levam o sangue, que sofreu trocas com os tecidos, dos extremos do corpo humano para o coração; depois, ele é levado para o pulmão, onde é oxigenado e elimina gás carbônico. Estão em maior quantidade que as artérias e possuem um fluxo sanguíneo mais devagar; porém, transportam o mesmo volume de sangue que elas.

Vasos linfáticos: esses vasos são formados por vasos e órgãos linfoides onde circula a linfa. É um sistema que auxilia na drenagem.

Angiologia: as doenças circulatórias acometem os homens há milhares de anos tornando necessário um estudo aprofundado do problema. A angiologia é uma ciência que surgiu para estudar doenças relacionadas aos problemas circulatórios e que foram separados dos problemas cardiovasculares (estes foram direcionados para a cardiologia).

Doenças do Sistema Arterial:

- AVC;

- Úlceras arteriais;

Arteriosclerose;

Aneurismas Arteriais;

Pé diabético;

Arterites e Vasculites;

Tromboses arteriais;

Isquemia dos membros inferiores.

Doenças do Sistema Venoso:

Varizes e Vasinhos;

Tromboses Venosas;

- Trombofilias;

Acessos Venosos Profundos;

Úlceras Venosas.

Doenças do Sistema Linfático:

Celulite;

Linfangites;

Linfedema;

Erisipela.