Cancerologia

A cancerologia, também chamada de oncologia, é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo, procurando seu tratamento.

Cada tipo de cancro tem um tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos.

Na oncologia atual é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos (oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, radiologistas, etc.), enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, dentistas e muitos outros profissionais, devido à enorme complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas.

O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida).

O cirurgião oncológico é o médico cirurgião especializado no tratamento de neoplasias de maneira cirúrgica. O radio-oncologista é o médico clínico especializado no tratamento de neoplasias utilizando radiações ionizantes. O oncologista clínico é o médico clínico especializado no tratamento das neoplasias através da prescrição de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

Especialidades Médicas derivadas

• Cancerologia clínica, também chamada de Oncologia clínica, é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das patologias malignas em geral. No Brasil, atualmente o título da especialidade é conferido após três anos de residência médica em Cancerologia clínica, tendo como pré-requisito dois anos de residência em Clínica Médica.

• Cancerologia cirúrgica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das patologias tumorais. No Brasil é necessário cursar dois anos de residência médica Cirurgia geral como pré-requisito para especialização em cancerologia cirúrgica, que dura três anos.

• Cancerologia pediátrica é a subespecialidade da Oncologia que se ocupa do tratamento das doenças proliferativas que acometem crianças.

• Radioterapia, ou Radio-oncologia, é a especialidade médica que se ocupa do tratamento com radiação dos tumores e cânceres. No Brasil é necessário cursar três anos de residência médica.

× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99164-0506
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

Fatal error: Call to undefined function do_shortcode() in /home/cedaccampolargo/www/index.php on line 226